“Eventos híbridos”, você já ouviu este termo? Provavelmente sim, e se não sabe o que significa, provavelmente já esteve em um deles.

Eventos híbridos são, basicamente, um tipo de evento que mistura interações presenciais com interações remotas, feitas de forma online. Um evento onde palestrantes discursam por videochamada para participantes reunidos em uma sala de conferências, por exemplo, é um evento híbrido. Ao mesmo tempo, trazendo para o ramo de shows e festivais, grandes nomes do meio já vêm adotando esse estilo, como Rock in Rio e Lollapalooza, que acontecem de forma presencial e contam também com transmissão online e a possibilidade de reações, comentários e engajamentos em tempo real.

Segundo estudos, 18% dos eventos que compõe shows e festivais no Brasil já adotam este modelo, e a tendência é que este número continue aumentando, já que a pandemia evidenciou a fragilidade do cenário.

No início de 2020, empresas promotoras de eventos e todas aquelas que giram ao redor dessas sofreram um baque, viram o quanto estavam dependentes do modelo presencial e, aqueles que souberam aproveitar a “oportunidade” e sair na frente na corrida pelos eventos híbridos tiveram uma bela surpresa com sua capacidade.

E na prática, quais as vantagens de organizar um evento híbrido?

  1. Maior alcance de público

Este item é autoexplicativo, né? Um evento sem limitações geográficas tem, obviamente, maior capacidade de juntar participantes e/ou pagantes. Além disso, a infinidade de ferramentas online disponíveis hoje em dia oferece um campo muito grande de possibilidades e maneiras de divulgação. Dessa forma, fica muito mais fácil alcançar e engajar novos públicos.

  1. Maior interesse por parte de patrocinadores

Intimamente relacionado com o item anterior, é certeiro deduzir que um evento que alcança um público maior também tem o interesse de mais patrocinadores em potencial, uma vez que fica muito mais fácil conquistar novos clientes quando se é visto por mais gente.

  1. Feedback e impressões em tempo real

Um dos pontos que mais tira o sono de organizadores de eventos é o feedback dos participantes, ele é um dos pilares que vai ditar o sucesso ou fracasso da edição atual e das próximas. Enquanto no modelo convencional, presencial, é necessário esperar o término do evento para que se possa fazer uma pesquisa de opinião, no modelo híbrido você tem a possibilidade de acompanhar o feedback em tempo real. Analisar comentários, curtidas, engajamentos e acessos como métricas reais é muito vantajoso, permite que você faça ajustes rápidos e entenda o que a sua audiência espera, garantindo o sucesso do evento e dos próximos.

  1. Menor impacto ambiental

A produção de lixo e emissões de carbono são muito menores em um evento híbrido do que em um evento presencial, pois demanda muito menos deslocamento e questões logísticas.

  1. Custo x benefício

Este item vem por último por ser o mais aberto à discussão, já que enquanto os gastos com mão de obra e infraestrutura caem, os gastos com tecnologia, softwares e conexão podem subir, pois não é fácil e nem barato manter uma conexão segura e que não falhe em eventos de proporções grandes. Aqui, tudo vai depender do tipo do seu evento, quantidade de participantes, demandas tecnológicas e afins.

Muitas vantagens, certo? Mas cuidado, não basta sair transformando os eventos presenciais em híbridos do dia para a noite. Para fazer essa transição, primeiro deve-se compreender o estilo de vida do seu público-alvo. Existem pessoas que não se adaptaram aos eventos híbridos e desde a “era” das lives, lá em 2020, sonhavam com a volta dos eventos totalmente presenciais. Ao mesmo tempo em que existem experiências que não podem ser vividas de forma online, alguns encontros só podem ocorrer por este meio, e cabe aos organizadores de eventos entender o que o público quer, montar a melhor estratégia de hibridização e aproveitar as vantagens da tecnologia.

E aí, gostou do conteúdo? Conhece alguém que se beneficiaria das vantagens dos eventos híbridos? Manda esse post pra ele e até a próxima!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *