Já não é mais segredo para ninguém o quanto o marketing digital tornou-se uma ferramenta de vital importância para as empresas e para os eventos corporativos.

Além da presença na internet, a estratégia facilita a divulgação de feiras, congressos, apresentações e demais ocasiões, para que cada vez mais o seu negócio ganhe mais destaque no mercado.

Vale lembrar que mais de 90% dos consumidores optam por uma determinada marca, após conhecerem mais sobre ela em pesquisas online.

Quer dizer, se uma pessoa precisa comprar uma sonda para alimentação, ela primeiro irá buscar o produto online, depois conhecer as empresas e, por fim, escolher a que melhor transparecer confiança e credibilidade.

Portanto, é preciso aparecer online – e o mesmo vale para a divulgação de eventos.

Segundo especialistas em marketing digital para eventos, o mais importante é compreender que a estratégia de divulgação mais eficiente não ocorre quando focamos apenas no evento em si, com o intuito de vender ingressos.

O principal objetivo do marketing digital nesses casos é reconhecer o método para extrapolar as campanhas isoladas da empresa e, desse modo, criar um bom relacionamento com o público.

Neste artigo, vamos apresentar 5 estratégias de marketing digital para o seu evento corporativo. Confira!

 

 

1 – Tenha um planejamento detalhado do evento

Em primeiro lugar, é necessário que o evento esteja bem planejado. Isso porque a divulgação depende diretamente do porquê da ocasião, bem como do tipo de público, tamanho do evento e duração. Essas informações devem aparecer nas propagandas!

Por conta disso, faça um planejamento detalhado do evento.

Se a intenção é fazer um lançamento de produto, como uma nova maquina para fita gomada, equipamento inovador para empresas de logística e indústrias, é interessante focar a divulgação para as pessoas que já são clientes e para a imprensa, pois o objetivo é mostrar algo novo ao público.

Tenha em mente que o planejamento é a chave para o plano de marketing digital do evento. Por isso, dedique-se ao máximo nesta etapa.

Além da definição dos objetivos, também é importante conhecer o público-alvo do seu evento. 

Estude quem são os principais interessados, as preferências e os interesses da audiência. Com essas informações, é possível tomar decisões importantes e orientar melhor a divulgação.

Entre as principais características do público, destacam-se:

  • A faixa etária dos interessados;
  • O gênero e a renda das pessoas;
  • A profissão e o nível de escolaridade;
  • Os principais hábitos de consumo;
  • Os principais interesses;
  • Os eventos que costumam frequentar;
  • A região onde o público está localizado.

Na prática, veja como é um possível público-alvo de uma empresa de locação de geradores SP e cidades próximas:

  • Entre 35 a 60 anos;
  • Homem, de classe alta;
  • Donos de empresas e indústrias;
  • Costuma adquirir equipamentos tecnológicos;
  • Tem interesse em inovações;
  • Frequenta feiras e congressos empresariais;
  • Está localizado em São Paulo capital.

Essas informações também são importantes para nortear a equipe a respeito dos potenciais participantes do evento. 

Assim, o planejamento envolve o tipo de recepção, atendimento e relacionamento com o público, que será adotado pelos colaboradores durante o evento.

 

 

2 – Invista em Inbound Marketing na divulgação do evento

O usuário da internet não gosta de receber propagandas invasivas e sensacionalistas, como ocorre nas mídias tradicionais (propagandas de televisão, revistas e jornais). 

Ao contrário, ele busca por informações relevantes e conteúdo de qualidade, para saber mais sobre um determinado assunto.

O mesmo vale para os eventos. Não adianta nada uma divulgação apenas focada nas informações básicas acerca da ocasião. 

É preciso gerar interesse do público e isso pode ser feito com as estratégias de Inbound Marketing.

Dentro do Inbound Marketing, destaca-se o Marketing de Conteúdo, uma ação que propõe justamente a produção de informações relevantes aos usuários. 

Assim, ao tratar sobre calibração de equipamentos de laboratorio, o marketing de conteúdo irá dissertar sobre o procedimento, principais técnicas e curiosidades.

No caso, podemos inferir que o conteúdo do exemplo pode ser usado para divulgar um evento na área de química, ou uma feira de produtos para indústria farmacêutica.

O marketing de conteúdo custa 62% mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads (potenciais clientes). Por conta disso, é uma das estratégias preferidas dentro do Inbound e do Marketing Digital.

Outro dado importante diz respeito ao ROI (Retorno sobre Investimento). Por custar mais barato que outras estratégias, na maioria das vezes o resultado das ações de marketing de conteúdo é positivo.

 

 

3 – Crie um site para o seu evento

Não adianta nada ter um bom planejamento, pensar em campanhas com Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, mas não ter um canal específico para divulgação.

Algumas empresas costumam divulgar os eventos dentro de seus sites oficiais, contudo, pode ser interessante ter uma página web somente para a ocasião – ainda mais, quando há mais de um empreendimento envolvido.

Por exemplo, uma feira para empresas de injeção plástica precisa de um site próprio, afinal, o evento nem sempre é promovido pelos negócios participantes. Além disso, o público interessado pode encontrar inúmeras informações no website.

Outra dica é ter, dentro da própria página da web, uma seção destinada ao blog do evento. Lá, pode-se compartilhar conteúdos, materiais e informações diversas.

Os blogs são importantes ferramentas de Marketing Digital, visto que o número de visitantes de uma página aumenta até 97%, nas plataformas com blogs.

Lembre-se que o usuário está interessado em conteúdo relevante. Por isso, ao escrever uma matéria sobre as características de uma caçamba basculante, não deixe de oferecer algo de qualidade, para despertar o interesse do público.

 

 

4 – Faça divulgação por e-mail marketing

Atualmente, existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Desse número, cerca de 92% dos usuários utilizam o recurso, sendo que 61% deles diariamente. 

Para as empresas, o e-mail é visto como o canal de comunicação mais confiável, sendo que 72% dos consumidores preferem receber mensagens por correio eletrônico. 

Mais do que isso, cerca de 70% das pessoas dizem que sempre visualizam e-mails das empresas e marcas prediletas.

No Brasil, aproximadamente 46% das empresas utilizam e-mail marketing para disparar conteúdo promocional, ofertas e propagandas. 

Entretanto, a porcentagem não representa a maioria dos negócios, por isso trata-se de uma ótima oportunidade para a sua marca conquistar destaque perante à concorrência.

Diante disso, não dá pra excluir o uso de e-mail na campanha de divulgação do seu evento. Segmente a sua lista de contatos e envie mensagens sobre a ocasião, deixando claro os benefícios da participação no evento.

O e-mail marketing é a melhor maneira para compartilhar informações relevantes sobre o evento, como a data, o local, a programação, entre outros. 

Assim, ao divulgar o lançamento de uma corrediça telescópica preço diferenciado, envie para os usuários os dados mais importantes acerca da apresentação, bem como o site do evento.

Além disso, é importante criar um cronograma de envio de mensagens por correio eletrônico. Dessa forma, os clientes são constantemente lembrados do evento, diminuindo as chances do assunto cair no esquecimento.

 

 

5 – Esteja presente nas redes sociais

Mais da metade do planeta está nas redes sociais, o que representa 3,5 bilhões de pessoas. 

O crescimento das plataformas é exponencial e, hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não tenha pelo menos um perfil social nos principais canais: Facebook, Instagram e Twitter.

De acordo com pesquisas, a maior parte dos usuários de redes sociais acessa as plataformas pelos celulares. Além disso, pessoas entre 16 e 34 anos são maioria nesses canais.

Só o Brasil, tem mais de 67% da população ativa nas redes, especialmente no Facebook, Instagram e Youtube.

Portanto, não há como ignorar a presença das redes – e a importância desses canais no Marketing Digital.

Assim, ao divulgar um evento, lembre-se de compartilhar informações sobre a ocasião nas redes. Ou até mesmo considere criar um “Evento”, no próprio Facebook.

Com o recurso, as empresas podem escolher o tipo de evento, como oferta exclusiva de caixa de isopor grande preço mais barato em um dia específico, na loja específica. 

Desse modo, os usuários podem marcar presença ou manifestar interesse, sendo possível prever a quantidade de pessoas no dia do evento.

Porém, é importante atentar-se às especificidades de cada rede social. Por exemplo, o Instagram é focado em imagens, por isso, vale a pena divulgar o seu evento com uma foto profissional, ou com um design atrativo.

As redes sociais também pedem diversificação de material. Elas são ótimos canais para o compartilhamento de vídeos interativos com o público e incremento da estratégia de Marketing Digital com recursos visuais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Quer criar seu evento?

Quero Vender

Utilize a plataforma da IngressoLive, crie seu evento e
comece a
vender seus ingressos em menos de 5 minutos.
Criar meu evento agora.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *