Precificar o ingresso de um evento é um dos pontos que gera mais dúvida para produtores, sejam eles iniciantes ou já experientes. Para fazer esse processo, é preciso levar em consideração absolutamente todos os custos operacionais da produção, sem exceções, já que será com base nesse valor que será calculada a margem de lucro. Além disso, também deve-se levar em consideração o preço dos ingressos de eventos semelhantes ao seu; isto é, olhando para a sua persona, é necessário saber quanto ela costuma pagar pela entrada em rolês do mesmo tipo, para que dessa forma não se corra o risco de praticar preços muito mais altos que o normal e assim gerar desinteresse. Para facilitar a sua vida, como sempre, a IngressoLive traz alguns passos que, se seguidos, vão te ajudar a praticar um preço de ingresso mais justo, acessível e coerente.

  • Passo 1: monte uma planilha de gastos

Sempre presente aqui no blog e já mencionada nos dois textos anteriores, a planilha de gastos, ou orçamento, é um item imprescindível de ser feito na organização da sua festa. É através dela que você saberá de todas as despesas que terá com os custos do rolê, como com os artistas convidados, segurança, aluguel do local, toda a parte de infraestrutura e os outros diversos serviços que a produção de um bom rolê universitário pode demandar.

De posse desse valor, e levando em consideração os serviços oferecidos e a expectativa de público, é possível determinar um preço de ingresso que seja capaz de cobrir todos os gastos e ainda gerar lucro.

  • Passo 2: conheça seu público

Deve ser um ponto extremamente importante do seu planejamento conhecer o público para o qual você está precificando. Como já dito na introdução deste texto: “(…) olhando para a sua persona, é necessário  saber quanto ela costuma pagar pela entrada em rolês do mesmo tipo, para que dessa forma não se corra o risco de praticar preços muitos mais altos que o normal e assim gerar desinteresse.” Além disso, o fato de conhecer o seu público te permite saber se é possível criar algum tipo de diferenciação nos ingressos, como “pista”, “VIP” e por aí vai.

  • Passo 3: estipule um calendário de vendas por lote

Pagar mais caro por um rolê nunca é interessante, né? A resposta dessa questão já explica o porquê da ação de criar uma estratégia de vendas de ingressos por lotes é interessante e te ajuda a precificar. A ideia é simples, os lotes trazem a sensação de imediatismo, estimulam o cliente a comprar o mais rápido possível para que não fique mais caro e contam para ele se o evento tende a ser bom ou ruim, já que mostra como as vendas estão indo e como está o interesse da galera pelo evento.

Além desses dois pontos, outro fator importante de se lembrar quando estamos falando de vendas por lotes é que elas trazem um conforto muito grande para todos os compradores, já que permitem a pré-identificação no dia do evento e evitam o enfrentamento de filas.

Todas essas comodidades e confortos citados podem constar no valor final repassado para o cliente ou não, você decide. De qualquer forma, esse é um dos motivos que faz adotar a prática de vendas por lotes tão interessante: ela te mostra a resposta do público para o seu evento, e assim é possível ter uma melhor noção de até onde os consumidores podem chegar no quesito preço.

  • Passo 4: lembre-se de considerar taxas, juros e diferentes tipos de pagamento

Pagamentos por cartões de crédito e parcelamentos geram as taxas das maquininhas, bem como os pagamentos por boleto podem ou não virem somados à uma taxa de serviço e juros. Sabendo disso, e conhecendo a sua persona, você consegue identificar se vale mais a pena repassar o valor desses encargos para o consumidor final ou arcar com eles.

Outro ponto importante de ser lembrado são os ingressos que devem possuir, por lei, alguma condição especial, como a meia entrada para estudantes.

  • Passo 5: faça parte de uma boa plataforma de ingressos

Estamos em 2022, cara, ninguém mais usa papel, agora fica tudo no smartphone, e por isso é importante estar bem-posicionado no ambiente digital de venda de ingressos. A maneira mais fácil de fazer isso é aderindo à alguma plataforma que te ajude vender de forma online e, preferencialmente, dentro de um aplicativo.

Toda essa parte vai te poupar esforços, ajudar a cortar custos e proporcionar a chance de baratear seus ingressos, focar em brindes e condições especiais de pagamento. A IngressoLive entende bem dessa parte, já que tem a sua própria plataforma, onde você pode, entre outras funções, criar um evento teste, conhecer todas as funcionalidades disponíveis e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

  • Passo 6: fique atento às oportunidades

Oportunidades de parceria com grandes marcas e relações de patrocínio com as empresas que farão parte do seu evento são grandes chances de elevar o nível do rolê e baratear muito os custos de realização do mesmo, o que consequentemente gera o barateamento dos ingressos e uma maior acessibilidade por parte do público. Por esse motivo, fique sempre atento à essas possibilidades e veja o que faz sentido com as marcas e fornecedores com as quais você está trabalhando. Perguntar não faz mal, né?!  

E mais uma vez, chegamos ao final de um texto e cada vez mais perto de montar um rolê perfeito em todos os sentidos. Gostou do conteúdo? Acha que ele pode ser útil para algum conhecido? Compartilha com essa pessoa e vamos juntos buscar FESTAS INCRÍVEIS!

A IngressoLive agradece a leitura, até a próxima!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *