Dando continuidade às nossas postagens para te ajudar a montar um rolê de sucesso, nesse texto vamos falar sobre campanha de marketing, um ponto que deve constar no planejamento de todos os organizadores e produtores que querem ser bem-sucedidos no ramo dos eventos. O conceito de marketing é simples: se refere ao conjunto de ações e estratégias que visam explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades, desejos e sanar as dores do maior número possível de pessoas que fazem parte de um mercado consumidor específico. Ele se aplica a produtos, serviços e aos eventos também, então bora simplificar isso tudo e montar um passo a passo pra elaborar uma campanha de marketing eficaz?

1º passo – Crie a persona que você deseja atingir com a campanha

Assim como era necessário definir o público-alvo para saber qual o melhor “estilo” de rolê a montar, para planejar a campanha de marketing também é, mas agora vamos um pouco mais fundo, criando a persona que vai comprar o seu ingresso. Persona nada mais é do que uma representação fictícia de um possível cliente real, ou seja, é um perfil que você monta baseado em dados reais, como as características demográficas (idade, profissão, gênero, estado civil e etc.) e também as histórias pessoais, motivações, afinidades, gostos e preocupações. Para criar a persona, você pode pesquisar dentro do seu público-alvo quais são as características mais recorrentes entre aqueles que o compõe até chegar a uma figura completamente personalizada e humanizada. A seguir, um exemplo de persona:

“Júlia, 22 anos, solteira, estudante de Publicidade e Propaganda e estagiária em uma agência de marketing digital. Atualmente, Júlia mora com os pais, mas pretende se mudar quando acabar a faculdade, seu gênero musical favorito é funk e seu sonho é viajar pelo mundo.”

Quanto mais características da sua persona for possível obter, mais fácil será organizar a campanha de marketing, entendeu o conceito? Fica muito mais fácil planejar uma estratégia de comunicação para a Júlia do que para um público-alvo que engloba um grande número de pessoas, né? Conversar com ela é como conversar com uma amiga, você consegue saber quais canais de comunicação ela consome mais e, consequentemente, por onde o marketing será mais efetivo. Ao mesmo tempo, consegue saber quais locais ela mais frequenta (o que ajuda a determinar possíveis pontos de venda de ingressos), do que ela mais gosta em um evento, o que espera encontrar, quanto costuma gastar e quais problemas a atingem, podendo assim antecipar crises.

2º passo – Foque no marketing digital e considere produzir “mimos”

O futuro é digital, e os universitários são o futuro. Diz aí, quantas pessoas você conhece não tem Instagram? E Facebook? Poucos, né? E entre a galera que cola no rolê esse número é menor ainda. Hoje em dia, quase todas as campanhas de marketing de eventos universitários são focadas exclusivamente nos canais digitais e são extremamente efetivas. Se forem feitas de forma totalmente orgânica, ainda possuem a vantagem de não existirem custos de veiculação. É claro que, eventos que estão começando, festas ainda desconhecidas e organizadores inexperientes vão necessitar de um post pago aqui e outro ali para obter um maior engajamento no início, mas é necessário fazer isso de forma estratégica, e não sair por aí pagando o tio Mark sem parar achando que isso vai trazer um bom público para os seus canais de divulgação.

De maneira geral, quando você já tem seguidores fiéis, a persona é bem definida e o conteúdo dos posts de marketing é bom, ele se espalha de maneira natural. Para bolar essas postagens, lembre-se sempre de que você está bolando uma comunicação para a sua persona consumir, então, esse conteúdo deve ter valor pra ela, deve atrair, envolver e sanar suas dores e preocupações. Se a “Júlia” gosta de funk, divulgue os artistas desse gênero que se apresentarão, se ela gosta de beber, divulgue informações do open bar (se for o caso), se ela vai de transporte público, divulgue o melhor caminho. Por outro lado, se ela tem medo de ser furtada, divulgue que no seu evento existirá uma equipe de segurança bem treinada, se ela fica frustrada com experiências de compra de ingressos que foram ruins, divulgue as facilidades do seu rolê nesse sentido, e se ela tem medo da chuva nos espaços abertos, divulgue a presença de tendas. Essa lista poderia se estender por várias linhas, mas você já pegou a ideia, certo? No final, é tudo sobre a persona, sobre atender aos seus desejos e se antecipar às suas necessidades, sobre chamar a atenção dela e convencê-la de que ela PRECISA estar presente nesse rolê.

Ainda dentro do cenário do marketing digital, outra estratégia que pode ser interessante é contar com a influência de personalidades. Dependendo do orçamento disponível, da persona e da proposta do evento, pode ser que valha a pena entrar em contato com influenciadores para que estes façam a divulgação da festa. Essa divulgação pode ocorrer de duas formas: quando você manda um convite e alguns “mimos” pra ele e espera que a divulgação venha de forma espontânea, ou pagando mesmo. Já pensou, um story da Jade Picon divulgando e confirmando presença no seu evento? Ia vender tudo em 2 minutos (ou flopar demais).

Assim como influenciadores digitais, o povão também ama mimos, então considere investir em facilitações como cupons de desconto e artigos como canecas, abadás, tirantes, pulseiras e afins que contenham o nome da sua festa, isso ajudará fazendo com que esse nome fique cada vez mais conhecido e a identidade visual dele se fixe no subconsciente de quem possuir tais itens. Uma ideia para engajar o público com eles é criar alguma brincadeira do tipo “distribuição relâmpago surpresa” no meio do evento. Por último, conforme o rolê for crescendo e ganhando notoriedade, oportunidades de parceria com marcas condizentes também podem aparecer, e você precisa agarrar todas elas. Essas marcas podem trazer o dinheiro necessário para elevar o patamar das coisas.

3º passo – No dia do evento, faça uma cobertura excepcional de tudo e abra lives de conteúdos específicos

Ter quem faça uma boa cobertura audiovisual do evento é primordial para: primeiro, a divulgação pós-evento, que engaja com o público que esteve presente, deixando um gostinho de quero mais, e também com o público que não pôde comparecer, já que eles vão ter um pouquinho de noção do que “perderam”, e segundo, para divulgação na campanha de marketing de possíveis próximas edições ou outros rolês da mesma organização. As  fotos são importantes, porque são registros e não vão deixar os participantes esquecerem daqueles bons momentos que viveram (já que, provavelmente, muitos não vão lembrar de nada mesmo, rsrs), e o vídeo, o famoso after movie, é o responsável por mostrar os pontos altos e tudo o que o rolê teve de melhor: a música, a bagunça, a integração, a felicidade, os sorrisos e por aí vai. De novo, o after movie deve ser direcionado para a sua persona e deve mostrar pra ela que o seu evento é capaz de prometer e entregar tudo.

Além desses dois pontos, uma dica interessante e pouco explorada é abrir uma ou mais lives no dia do evento, mostrando alguns momentos chave dele, deixando uma sensação de: “não acredito que estou perdendo isso” em quem não compareceu e está assistindo ao vivo.

4º passo – Tenha uma boa equipe de análise de dados e divida as tarefas

Idealizar, planejar, organizar e executar uma campanha de marketing não é trabalho de uma pessoa só, e sim de uma equipe inteira. É necessário criar a identidade visual da marca, redigir textos com gatilhos que chamem a atenção, fazer o design das artes, definir o tema e preparar cronograma de posts, produzir os posts, engajar nos comentários deles, responder possíveis dúvidas, definir pontos de venda e se existirá algum tipo de material de divulgação físico e uma infinidade de outras demandas que podem aparecer no meio do caminho. Tentar fazer isso sozinho é certeza de sobrecarga.

Em último lugar, mas longe de ser o assunto menos importante, uma das coisas mais essenciais que a sua campanha de marketing precisa ter é: alguém que manje de análise de dados. Como já mencionamos, vivemos na era digital, e isso trouxe muitas facilidades para quem trabalha nesse ramo. Através de ferramentas como Google Analytics e Meta Business você pode acompanhar, analisar e entender a sua campanha de marketing nas redes em tempo real, isto é, saber quais ações estão dando certo e quais não estão. Que tipo de comunicação traz mais engajamento, mais curtidas, mais comentários, mais seguidores e, finalmente, mais compradores de ingresso. Saber utilizar essas ferramentas é um super diferencial que pode fazer o seu marketing ser mais assertivo em todos os aspectos, então tenha em mente que nem sempre menos é mais e invista em uma boa equipe para alcançar um retorno satisfatório.

E aí, curtiu o conteúdo? Conhece alguém que está quebrando a cabeça pra organizar a campanha de marketing de alguma festinha? Não perde tempo e manda esse post pra ele!

A IngressoLive agradece a leitura, até o próximo rolê.


1 comentário

Letícia · 21/06/2022 às 19:17

Ótimo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *