Eventos unem as pessoas para desfrutar de novas experiências. Mas, para conseguir que os participantes passem pela porta, você precisa criar um ótimo nome que prenda a atenção deles e desperte o interesse deles. O nome do evento certo pode solidificar sua marca do evento, transmitir sua missão e ajudar os fãs (novos e antigos) a encontrar você.

Você sabe como escolher um nome de evento? Aqui estão algumas maneiras altamente eficazes de o fazer, juntamente com alguns exemplos e ideias do mundo real.

Por que os nomes dos eventos são importantes?

Além dos benefícios que já mencionamos, os nomes dos eventos são a primeira impressão do seu evento. Um nome pode dar às pessoas a vibe de todo o seu humor, bem como o que eles podem esperar ganhar com a participação. Além disso, com muitos eventos parecidos acontecendo nas proximidades, é bom ter um nome de evento fixo que seja mais fácil de lembrar e mais atraente do que os nomes dos eventos do seu concorrente.

O que torna um “bom” nome de evento?

A importância da escolha de um nome ideal para seu evento

Existem muitas opiniões sobre isso. Mas quando você as reduz, estas são as três principais diretrizes para qualquer bom nome de evento:

Isso explica o que é. Qual é o seu evento? Um participante em potencial deve lê-lo e ter uma ideia do que vai acontecer. Concentre-se em um gancho para comunicar claramente o seu melhor ponto de venda.

Por exemplo, “Calourada das Atléticas” é um evento real com um nome que dá ao leitor uma compreensão imediata de quem é o público e do tipo de participantes.

Isso excita o seu público. Nomes simples são ótimos. Mas nomes emocionantes são melhores. Embora completamente fictício (de acordo com nosso melhor conhecimento), o nome do evento “1ª Antropologia Anual” transmite informações intrigantes para seu público.

A rima, como aprendemos ajuda os nomes dos eventos a permanecerem em nossos cérebros. Outra maneira de tornar um nome memorável é usar uma palavra ou frase inventada como “Festival Doidemai”, fazendo uma alusão à expressão “doido demais”.

Agora, é importante mencionar que há muitos nomes de eventos incríveis que não seguem todas essas regras, como “Conteúdo de Marketing Mundial” ou o “Globo de Ouro”. Eles têm suas próprias forças e fraquezas como qualquer outro nome. Mas com o tempo, esses infratores de regras se tornaram bem conhecidos de seu público, o suficiente para que eles – literalmente – fizessem nome para si mesmos.

Então, se o nome do seu evento não se encaixa nesses parâmetros, não se estresse! Você pode ser o pioneiro do próximo nome de evento lendário da sua cidade, da sua região ou do país.

Ainda tentando descobrir qual título seu próximo evento merece? Aqui estão algumas maneiras de resolver isso.

5 maneiras de nomear seu evento

Tudo começa com um grande brainstorming

Quando o bom e velho brainstorming não está fazendo isso para você, é hora de chutar as coisas um pouco. Experimente qualquer combinação dos seguintes exercícios e ideias para nomes de eventos para criar algo que você e seu público vão adorar.

Lembre-se: encontrar um bom nome começa com a compreensão do que é seu evento, o que você está tentando realizar com esse evento e por que seu evento é superior a outros. Com tudo isso em mente, você poderá usar qualquer uma dessas táticas para criar algo verdadeiramente único.

1. Pesquise o que está por aí

Analise os outros tipos de eventos populares em seu nicho. Para fins de SEO (Search Engine Optimization), escolha algo que ainda tenha um URL disponível. Você pode verificar a disponibilidade do URL gratuitamente usando o Google Domínios. Se esse URL for usado, o mecanismo de pesquisa pode até sugerir nomes semelhantes, o que poderia lhe dar mais ideias.

Além disso, quando você usa o nome escolhido pelo Google, existem outros nomes que já estão classificados para as mesmas palavras-chave que esta? Volte para a prancheta. Quanto menos concorrência SEO começar, melhor.

2. Considere o uso de vocabulário cultural ou industrial

Se você for andar pela primeira vez, precisa conversar primeiro. Se você adicionar um idioma exclusivo ao seu público no título do evento, ele será visto como alguém que sabe do que está falando, independentemente da quantidade de experiência que você tenha nesse nicho.

Por exemplo, o “CXL Live” é um nome de evento para o qual a maioria das pessoas não pensa duas vezes. Mas os empresários e as pessoas interessadas em vendas saberão imediatamente que este evento é para eles.

3. Mantenha-o simples e direto.

Estar no nariz não é uma coisa tão ruim quando se trata de nomes de eventos. Afinal, está funcionando muito bem para eventos como o Forbes Women’s Summit e o Experience Design Week. Ambos os exemplos tornam suas respectivas declarações de audiência e missão bastante óbvias.

4. Paródia da cultura pop.

Essa é uma ótima tática para a geração de nomes de eventos ao tentar atrair públicos-alvo que tenham lealdade a determinados nichos ou se você estiver tentando lançar sua rede mais do que nunca.

Eventos envolvendo o público LGBT são todos sobre spoofing da cultura pop, então nomes que brinquem e agucem este lado são apropriados para esse público.

Moral da história: se você sabe, sem sombra de dúvida, que seu público ama algo relacionado à cultura pop, vá em frente e pense no nome relacionado a ele.

5. Tente associação livre.

Use o que a renomada escola de comédia de improviso Upright Citizens Brigade se refere como “A to C”. Basta ter as informações mais básicas sobre o seu evento e debater algumas coisas que o lembram, mas algumas etapas foram removidas

Por exemplo, se o seu evento é uma conferência de tecnologia para redatores, você pode seguir o padrão de pensamento, “redatores (A) me fazem pensar em B. E B me faz pensar em C.” Daí nós pegamos a ideia inicial (A ), surgem com o que são ostensivamente sinônimos (B) e os transformaram em idéias de centro-esquerda com um terceiro passo em direção a (C).

Basicamente, existem muitas maneiras criativas de nomear seu evento. Basta escolher o método que faz mais sentido para você e para as pessoas que você está segmentando. Algumas outras ótimas técnicas de nomeação incluem:

  • Usando trocadilhos para tornar o nome do seu evento extravagante e fácil de lembrar.
  • Tomando dicas da história local, como o nome do cachorro do proprietário ou a principal exportação da sua cidade.
  • Esmagando duas ou mais palavras para formar uma completamente nova como a VidCon, a videoconferência.
  • Se o nome que você deseja já tiver sido tirado ou precisar de um pouco de coragem extra, tente pesquisar um dicionário ou dicionário de sinônimos para outras palavras com o mesmo significado que soe melhor e se adapte ao tema do evento.
  • Também há várias ferramentas de nome de evento que podem ser usadas para ajudar você a encontrar mais opções depois de experimentar essas ideias. Aqui estão alguns que valem o seu tempo.

Ferramentas que vão te ajudar a criar um nome para seu evento

Existem dois tipos principais de ferramentas de nome de evento que você pode usar para obter inspiração. Os geradores de nomes permitem que você insira palavras-chave ou termos básicos do setor para obter uma lista gerada por computador de possíveis títulos de eventos. Listas pré-criadas são uma coleção de nomes de eventos que são gratuitos e totalmente disponíveis para o seu próximo evento. Use uma combinação dessas ferramentas se estiver realmente se sentindo preso.

Geradores de nome de evento

Kopywriting Kourse

Digite o tópico principal do seu evento neste gerador de nome de evento para obter uma lista de ideias. Você pode até personalizar a fonte da sua lista de ideias, que é um recurso divertido.

Business Name Generator

Embora seja um gerador de nome comercial, você pode facilmente adaptá-lo para encontrar um nome adequado à sua marca de evento. Você também pode selecionar a opção para que o mecanismo verifique se o URL está disponível via BlueHost quando você clica em pesquisa.

Name Station

Mais do que apenas um gerador de nome de evento, o Name Station também executa concursos, atribui pontos a usuários frequentes e ajuda a gerar / verificar a disponibilidade de nomes de domínio relacionados.


Listas de nomes de eventos

Lista de Nomes de Eventos do Wordlab

Esta lista simples de idéias de nomes vai do maluco ao prático, com sugestões como Hoodie ou Adventure Camping.

Nomes apanhados do Doutor Odd

Se o seu evento tem palavras divertidas ou bobas no pacote de branding, essa lista é para você. Não se deixe enganar pelo termo Festa – este site também oferece nomes para eventos formais como galas e bailes de formatura.

Lista de eventos corporativos inesquecíveis da Bizzabo

Essa lista de temas de eventos ajudará a estimular sua imaginação e a descobrir novos nomes de eventos. Cada ideia é baseada em um exemplo do mundo real, então se você gosta da idéia deles, você também pode conferir os detalhes do evento para obter ainda mais inspiração.

Agora você está pronto para criar ideias incríveis para nomes de eventos

No final, a escolha de um nome de evento resume-se à sua resposta para estas questões principais:

  • Qual é o seu evento?
  • Como seria participar do seu evento?
  • Qual a primeira impressão que você deseja que o seu evento faça no seu público

Com essas perguntas, dicas e fontes de inspiração disponíveis, você terá muitas ferramentas no bolso de trás para criar um nome de evento realmente eficaz

Revisão e Tradução: Equipe IngressoLive | Fonte: SocialTables

Categorias: Dicas