Evitar fraudes é primordial para sua segurança. Mas e no seu evento? Imprevistos sempre acontecem, independente do que a gente faça, não é mesmo? E estar preparado(a) para estas situações mostra além do profissionalismo, a capacidade em contornar problemas e resolver situações complicadas que possam comprometer a qualidade e segurança do seu evento.

Em um evento podem ocorrer diversos tipos de fraudes, sendo a de ingressos a mais comum, porém existem outras maneiras onde há possibilidades de fraude em que você nem imagina. Por isso, reunimos dicas importantes de como evitar fraudes no seu evento, que vão facilitar a sua vida de Organizador de eventos.

Como evitar fraudes no seu evento

1 – Limite a quantidade de compras por compra

As fraudes geralmente ocorrem em compras com grandes quantidades de ingressos. Para evitar estes tipos de acontecimentos, limite a quantidade de ingressos por compra ou por CPF (comprador). Nossa ferramenta possui ambas funções que visam dar maios segurança e controle ao organizador.

Defina um limite máximo por compra

Defina uma quantidade máxima de ingressos por CPF

2 – Deixe bem claro a política de reembolso

O direito de arrependimento está previsto no artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor que diz que o cliente tem um prazo de 07 dias para a desistência e que não ultrapasse o limite de 48 horas antes do evento para solicitar o reembolso integral da compra efetuada. Por isso, deixe bem claro aos compradores do seu evento sobre a política de reembolso para evitar transtornos e constrangimentos.

3 – Defina um limite máximo para a transferência de ingressos

A IngressoLive permite que o comprador possa transferir seu ingresso para presentear alguém ou mesmo em caso de uma segunda venda, mas por conta da Lei de desistência e reembolso os fraudadores podem utilizar esta brecha para solicitar o reembolso mesmo que o ingresso tenha sido transferido e já esteja em posse de outra pessoa.

Defina um prazo máximo para transferência de titularidade

4 – Encerre as vendas do evento 2h antes do início

Na maioria dos eventos, este é o período mais crítico onde os fraudadores aproveitam do momento de última hora para efetuar fraudes que por conta da correria, não poderá ser verificada com tanta atenção por parte da Organização do evento. Portanto, encerre as vendas com um prazo mínimo de 2h do início do evento para que haja um intervalo de segurança e maior tranquilidade.

Pelo painel do Organizador é possível definir o horário de término de vendas dos ingressos. No exemplo abaixo, o evento se inicia as 14h do dia 11/10 e tem um prazo de 2h de antecedência.

Defina o horário limite para o término das vendas

5 – Utilize o app IngressoLive Organizador

Ao criar um evento com a IngressoLive, você pode utilizar aplicativo Organizador (disponível para iOS e Android) para além de acompanhar as vendas e relatórios em tempo real, pode consultar as compras e ainda validar os ingressos que foram emitidos. De uma maneira rápida e prática, o que ajuda ainda mais na fluidez da portaria do seu evento. Ponto para a organização! Seus clientes vão amar!

App IngressoLive Organizador

6) Monitore as redes sociais

É muito importante que o Organizador deixe em todas as mídias e canais oficiais de comunicação do evento a informação clara ao comprador de qual plataforma de ingressos fará a venda de ingressos. Para que NÃO HAJA conflito de informações e o comprador NÃO EFETUE uma compra em outra plataforma de eventos que não seja a Oficial do evento.

Utilize a marca da IngressoLive nos posts do seu evento, além disso, marque nosso perfil do instagram @ingressolive para garantir ao comprador que os ingressos estão realmente sendo vendidos pela nossa plataforma, isso dá mais segurança à eles.

7) Dicas extras MUITO IMPORTANTES

Revise tudo com sua equipe, principalmente a equipe de segurança. Solicite sempre documento oficial com foto na portaria do evento para se certificar de que a pessoa que porta o ingresso é realmente a participante e compradora do ingresso.

Fique atento com possíveis cambistas e fraudadores que aproveitam o grande movimento do seu evento para comercializar ingressos falsificados na portaria do evento. No calor do momento e com um preço mais baixo que na portaria os participantes do evento podem se sentir seduzidos e caírem em uma fraude.

Com estas dicas você poderá tornar seu evento muito mais seguro e tornar a experiência do seu participante muito mais prazerosa!

Quer criar seu evento?

Quero Vender

Utilize a plataforma da IngressoLive, crie seu evento e
comece a
vender seus ingressos em menos de 5 minutos.
Criar meu evento agora.