Como escolher o seu nicho de eventos

Todos nós tivemos grandes decisões a tomar, certo? Quer seja para começar um negócio de evento, trabalhar para uma empresa de eventos ou com qual tipo de clientes trabalhar.

Você tem decisões importantes sobre quem trabalhar, mas está dividido porque deseja planejar eventos. E fica imaginando que, se planejar todos os tipos de eventos, estará jogando pelo seguro e muitos clientes o contratarão.

Antes de prosseguirmos, leia isto se você é alguém que passa algum tempo imaginando quem é o nicho de seu evento e com quem deseja trabalhar.

Porque aqui é a coisa …

Muitas pessoas começam suas empresas de eventos com pouco investimento e experiência.

Mas logo depois de decidirem escolher o nicho de seus eventos, estavam planejando eventos com mais de 30.000 participantes, trabalhando com grandes marcas internacionais e atletas profissionais.

 

Como decidir qual nicho de evento é ideal para você

 

Sobre os diferentes tipos de eventos e os benefícios de escolher um nicho em vez de oferecer serviços de eventos em TODOS os tipos de nicho de eventos

Por que é importante identificar o que você está qualificado para fazer, o que você valoriza e o que gosta de fazer

Dois tipos de eventos

Para escolher um nicho, primeiro falemos sobre os dois tipos de eventos a serem considerados.

 

Eventos corporativos

 

Eventos corporativos podem ser seminários, workshops, lançamentos de produtos, eventos promocionais, captação de recursos, retiros executivos, eventos de formação de equipes ou eventos de incentivo.

Também pode ser um evento de empresa, sem fins lucrativos ou de caridade – qualquer coisa que se concentre em aumentar a visibilidade da comunidade e permitir que as organizações divulguem sua mensagem de marketing para o mundo.

De acordo com o Economic Significance Study do Convention Industry Council 2014, 1,3 milhão de eventos corporativos ocorreram somente nos Estados Unidos.

Portanto, se você planeja reuniões, arrecadação de fundos ou recepções, há muitas oportunidades no planejamento de eventos corporativos, pois normalmente fornece uma taxa mais alta de retorno e negócios estáveis.

 

Eventos sociais

 

Eventos sociais incluem casamentos, aniversários, reuniões ou celebrações de feriados. Realmente, isso se refere a qualquer evento em que a socialização é esperada e incentivada!

Agora, independentemente de qual setor você escolher – eventos sociais ou eventos corporativos, recomendo que você restrinja ainda mais seu nicho.

Ao fazer isso, você está abrindo mais portas para o seu negócio porque está aumentando a chance de referências, tornando-se um especialista e economizando dinheiro para você e seus clientes.

 

5 benefícios para escolher um nicho de evento

 

Referências

Sem ter um nicho específico, fica difícil comercializar seus serviços e é difícil para os clientes encontrá-lo ou encaminhá-lo a amigos, familiares ou colegas de trabalho. Se você tem um nicho específico, você será a pessoa que vem à mente quando alguém precisa dos serviços que você oferece. Se você leu nosso blog sobre o aumento de referências, sabe o quanto elas são importantes e benéficas para o seu negócio!

 

Torne-se um especialista

Ao restringir o seu nicho, você está se permitindo ser um especialista em sua indústria. Você já ouviu a frase “A maneira mais rápida de fazer muitas coisas é fazer uma coisa de cada vez”. Se você optar por se concentrar em todos os eventos sociais, só conseguirá fazer um esforço parcial. Se você se concentrar em um evento, você será capaz de dominar esse nicho e conhecer todos os elementos desse tipo de evento.

 

Salva o dinheiro do seu cliente

À medida que você se torna especialista em sua indústria de eventos, seus fornecedores começarão a gostar, conhecer e confiar em você, o que significa que você se tornará seu planejador de eventos. Com isso, você terá o poder de negociar melhores tarifas, o que economiza o dinheiro de seus clientes – algo que todos os clientes ficarão animados!

 

Economiza dinheiro

Como você está se concentrando em um tipo de evento específico, só precisa gastar dinheiro com os recursos e suprimentos específicos que são relevantes para os tipos de eventos que você planeja. Se você estiver se concentrando em festas de aniversário de crianças, é improvável que você precise ter acesso a um arranjo de assentos ou a um software de organização de viagens. Quanto mais específico for o seu nicho, menor será o custo para você!

 

Aprenda sobre seus interesses, valores, habilidades e preferências de personalidade

Se você está apenas começando no planejamento de eventos, ou está aprimorando suas habilidades e conhecimentos, é importante identificar seus interesses, valores, habilidades e preferências de personalidade para tomar uma decisão bem informada.

Se você aprender sobre seus interesses, ele ajudará você a identificar oportunidades no nicho que escolher, tornando o trabalho em rede e marketing muito mais fácil e agradável! Se você tem múltiplos interesses, sugiro que seja voluntário para eventos corporativos e sociais e escolha o que você mais gostou.

 

É sempre uma boa ideia molhar os pés antes de mergulhar!

 

Uma vez que você esteja ciente de seus interesses, é importante saber o que o motiva e move para tomar decisões. Seus valores são um grande determinante no processo de tomada de decisões, portanto, ser capaz de identificá-los terá um grande impacto no nicho de eventos que você escolher (assim como no seu sucesso)!

E entenda suas habilidades. Avaliar suas habilidades permite determinar quais habilidades adquirir ou desenvolver. Isso ajuda você a identificar em qual nicho seu conjunto de habilidades corresponde. Se você é habilidoso no planejamento de eventos com uma grande participação, você pode estar mais inclinado a escolher eventos corporativos com um nicho em seminários, conferências ou captação de recursos.

Mas, para decidir qual nicho de evento escolher, você precisará entender suas preferências de personalidade. Entender sua personalidade permite que você veja correlações entre as maneiras de tomar decisões e seu estilo de trabalho.

Selecionar um nicho é uma decisão de longo prazo e é o tempo bem investido no início de sua carreira no evento.

 

Estratégias para ajudá-lo a selecionar seu nicho de evento:

 

Ao contrário da crença popular, para ser bem sucedido, você não precisa criar algo novo. Isso cria muita pressão, porque é extremamente difícil criar algo verdadeiramente novo. Não apenas isso, mas é difícil determinar se você será ou não bem-sucedido porque sua ideia nunca foi testada.

A abordagem mais estratégica é esquecer de começar do zero e pegar algo que já está funcionando e torná-lo melhor.

Ignore a concorrência! Não importa quanta concorrência exista, se você puder proporcionar aos seus clientes uma experiência de evento melhor, você será bem-sucedido.

Você pode fazer isso, tornando-se o mercado. O que quero dizer com isso, é ser um consumidor dos produtos e serviços no nicho de mercado que você escolhe.

Faça isso participando de fóruns de discussão, lendo resenhas e agindo como seu público-alvo. Ao fazer isso, você reconhecerá o que está funcionando e o que precisa melhorar em seu nicho específico.

Especialize-se e seja dono do seu mercado! Se você é como muitos de nossos alunos e membros, tem (ou tem) medo de iniciar um negócio de planejamento de eventos “porque é muito competitivo”.

A verdade é que há concorrência em qualquer setor, mas quando se trata de seleção de nicho, você pode obter mais resultados mais rapidamente, especializando-se. Se você escolher um mercado que realmente lhe interesse, seu sucesso se seguirá.

 

Niching-Down, Especializando

 

Depois de ter escolhido o seu nicho, você pode até reduzi-lo ainda mais. Isso é conhecido como “niching-down” ou “specializing”.

Por exemplo, você pode escolher um nicho de evento em casamentos, mas se você pode reduzi-lo e se especializar em algo como casamentos de destino, você se tornará o planejador de eventos, porque agora você é o especialista nesse nicho.

Ao se especializar em um nicho de eventos, é mais fácil para seus clientes encontrar você! Quando as pessoas fazem uma pesquisa no Google on-line, elas normalmente não pesquisam termos gerais. Eles são mais propensos a pesquisar algo específico como “planejadores de casamento de destino”, porque eles querem o caminho mais direto para as informações de que precisam.

Quando você está escolhendo o seu nicho de eventos, eu quero que você lembre disso –

 

Você não precisa ser dono de todo o mercado, você só precisa possuir uma parte específica do seu mercado. Concentre-se nos clientes com os quais deseja trabalhar e quem pode e pagará.

 

Revisão e Tradução: Equipe IngressoLive  |  Fonte: eventplanningblueprint